Qual sua definição para limites?Qual sua determinação para enfrentá-los?
Limite (de acordo com o dicionário): s. m. 1. Linha que estrema superfícies ou terrenos contíguos (Mais usado no plural.) = fronteira, raia 2. Termo, extremo, confim; meta. Então limite existe com o único propósito de limitar (tá, isso foi redundante), de colocar uma barreira em algum lugar e determinar, de impedir o avanço.
Agora que tal limite conjugado?:v. tr.1. Servir de limite a.2. Pôr limites a; demarcar.3. Restringir.4. Moderar. 5. Aprazar, marcar, fixar.v. intr.6. Confinar.v. pron.7. Não passar além de.8. Não se exceder.9. Ater-se. 10. Contentar-se.11. Restringir-se. Então tá, já dissertei sobre os significados de limite, limitar e agora você deve estar pensando "e daí?o que isso tem de mais?", eu te entendo, afinal não disse nada de mais até agora e acho que está ficando cansativo certo?Mas é justamente nesses significados que está a essência do "problema" do limite: analise as duas opções, como substantivo isso tudo representa um divisa, seja geográfica, física, psicológia, mas acaba separando, e essa separação que pode acarretar problemas tanto de ordem social, quanto agravantes de outras classes.
As ideias estão saindo e estão meio desorganizadas, mas o legal é a espontaniedade certo? rsrsrsrs.Tá, voltando... (e tentando me organizar um pouco), essas divisas que fazem com que desperte o desejo da conquista, da superioridade no homem, o que acarreta sérios problemas (que podem ser presenciados sem sair de sua casa: ligue a TV, ouça o rádio, veja notícias na internet).
Agora e quanto ao segundo significado (limitar)?Ele é pior quando o ser humano não o usa da forma "correta", ou seja, se limita, chega a um estado que "desiste", abdica de tudo até aquele ponto e não se move mais, vive na "zona de conforto".
Sempre que me limito, ou encontro um limite, não penso dessa forma, penso ao contrário, ou seja, procuro avançar mais, cada vez mais, não me satisfaço até ultrapassá-lo e estabelecer um novo (que obviamente também tentarei ultrapassar depois, sempre tentando dar mais de 100%, dando 150,175,250%, ou o quanto eu precisar para isso).
Os limites são desafios impostos, querendo ou não todo o dia e cabe apenas à pessoa fazer a escolha que achar melhor: continuar no seu sofázinho, na mamata, ou levantar-se e ir além, buscar algo mais, afinal qual seria a graça da vida se tudo fosse de graça não é mesmo? ;)
Então viva, rompa seus limites, supere, você sempre é capaz de mais alguma coisa, só depende de você...